segunda-feira, 29 de junho de 2009

AMBIENTES PEDAGÓGICOS

A Escola Municipal Tancredo Neves, possui vários ambientes pedagógicos, dentre os quais destacamos:

BIBLIOTECA
A Biblioteca Escolar constitui-se em um espaço para leitura, estudo e pesquisa, divulgação da cultura e como apoio pedagógico que contribui com o processo de ensino-aprendizagem e como fonte alternativa para o desenvolvimento da linguagem e da criatividade.
Tem por objetivo despertar no aluno, o interesse, o gosto pela leitura ( ler para se divertir, ler para escrever, ler para estudar, ler para descobrir algo que deve ser feito... ), pois entendemos que através da leitura, o mesmo lê o mundo a sua volta, se insere em outros mundos de fantasia, completando o seu processo ensino-aprendizagem.
A criança ou educando, poderá retirar um exemplar quinzenalmente e obras de estudo em casos especiais, sendo que os prazos para empréstimos serão de sete dias para alunos e de quinze dias para professores; caso houver perdas ou danos de livros, o usuário deverá pagar o valor correspondente ou substituí-lo por outro volume.
Quem não cumprir as normas estabelecidas, será advertido e não terá mais direito a empréstimo até segunda ordem.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
O Laboratório de Informática possui doze computadores que são utilizados pelos educandos semanalmente. Está aberto aos professores para pesquisa e planejamento de suas atividades em sala de aula.

SALA DE VÍDEO
A sala de vídeo é um ambiente usado em benefício do educando, tanto para complementação dos conteúdos, como para momento de lazer. Também é usado pelos professores em momento de hora/atividade e para reuniões/palestras com os pais.
A sala de vídeo, funciona no período escolar, e é freqüentada por alunos matriculados neste estabelecimento de ensino, possui um cronograma previamente definido que contempla todas as turmas da escola.


QUADRA DE ESPORTES
A Escola utiliza-se da quadra de esportes para realização das aulas de Educação Física e momentos de recreação. São atendidos todas as turmas, com duas aulas semanais, em dias alternados, com duração de 45 minutos cada uma. As normas de uso da quadra, são estabelecidas pela professora de educação física juntamente com os alunos, conforme sua faixa etária.
A quadra da escola é usada pela comunidade nos finais de semana, ou nos dias que não tem aula e possui um responsável pela chave e pela organização do uso da mesma.


SAGUÃO E PARQUE
São ambientes compartilhados por todos. Neles as crianças brincam no recreio, professores fazem atividades extra-classe, etc.
O saguão também é usado para momento cultural, sessão cívica, festa junina e outros.

A BANDEIRA E SEUS SÍMBOLOS

O azul simboliza o céu, onde nossos horizontes se ampliam na constante busca de novos conhecimentos.
O sol simboliza uma fonte de energia e vida, seus raios iluminam a trajetória do saber.
O vôo das águias simboliza uma visão ampla do espaço na busca de novas alternativas, pois o trabalho coletivo nos torna confiantes, abertos e construtivos na concretização de novos ideais.

HINO DA ESCOLA

No ano de 1998, quando da reinauguração da escola, as professoras Claudete Bueno do Prado e Auremi Gomes Moreira Lopes, juntamente com os alunos de 3ª e 4ª séries deste ano, elaboraram o hino e a bandeira da escola.
O Hino representa os caminhos percorridos na busca de ideais de uma educação voltada para a conscientização da cidadania, tendo como objetivo formar pessoas críticas, conscientes e capazes de transformar a sociedade e o espaço em que estão inseridos.

Hino

A criança na escola
Mais educação vai Ter
O futuro já é nosso
Garantimos o poder

Todos estudam com firmeza
Amor e dedicação
Buscando nosso futuro
Através da educação.
Onde em nossa escola
Juntos aprendemos Ter
Respeito e união
Por isso a defendemos.

De todo o coração
A Escola Tancredo Neves
Tráz paz e felicidade
De encontrar conhecimento
Orgulho da comunidade.

Quando estamos na escola
Descobrimos o caminho
Fruto do nosso trabalho
Que não acontece sozinho.

A escola é nosso guia
A todos pode ajudar
Trabalhando e respeitando
Sempre vamos avançar.

DADOS HISTÓRICOS DO ESTABELECIMENTO

Em 1983, o número de alunos da Vila Boa Esperança da cidade de Toledo, aumentava significativamente. Diante dessa situação, o Prefeito Albino Corazza Neto, reuniu-se com a comunidade local no auditório da Prefeitura para juntos encontrarem possíveis soluções, pois havia falta de vagas no Ensino Básico para clientela do bairro. Naquela ocasião decidiu-se pela construção da Escola.
A comunidade realizou um mutirão, no qual cada família doou um tijolo e mão-de-obra, contando também com a contribuição da Fundepar, a qual completou os recursos que faltavam.
No primeiro momento construíram-se oito salas da aula, a cozinha e a parte administrativa.
No dia 17 de setembro de 1984, houve a inauguração do estabelecimento iniciando assim o seu funcionamento, sendo a mesma uma extensão da Escola Municipal Senador Attílio Fontana, a qual atendia parte da clientela das Escolas Walter Fontana e Reinaldo Arrosi.
A Escola foi criada pelo Decreto nº 025/85 do dia 21 de Maio de 1985 e, autorizada a funcionar nos termos da legislação vigente, através do Decreto nº 4.646/85 do Diário Oficial do Estado de 14/10/85.
Recebeu o nome de Escola Presidente Tancredo de Almeida Neves, em homenagem ao Presidente, que significava esperança para o povo, o qual lançou a campanha e lutou em favor das eleições diretas para Presidente da República.
Por volta do ano de 1986 houve a necessidade de construção de cinco novas salas de aula e mais banheiros, permitindo acesso de mais alunos e melhores condições de trabalho. Em 1988, devido ao crescimento excessivo da população, construíram-se mais duas salas de aula para atender alunos do Pré-Escolar.
Em 1998, a Escola com quinze anos de uso, estava necessitando de uma reforma geral, sendo que em 17 de abril de 1999, realiza-se com o apoio do Prefeito Derli Antonio Donin a reinauguração das novas instalações.
Atualmente, a Escola conta com trinta e oito funcionários e atende a aproximadamente quinhentos e quarenta alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental-Séries Iniciais, provenientes dos bairros: Jardim Bom Jesus, Loteamento Walter Fontana, Jardim Laranjeiras, Jardim Maracanã, Pioneiro, Jardim Santa Clara III e IV e Boa Esperança.
Pela Lei Municipal nº 1.857/2002, de 18/12/2002, a Escola passou a integrar o Sistema Municipal de Ensino de Toledo.